Leilão de energia 2023 termina com 7 vencedores

Por: Luis Calderari em 01/07/2023

Leilão de energia termina com sete vencedores e deságio médio de 50,97%

O leilão de transmissão de energia promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) terminou com todos os lotes, com um deságio médio de 50,97% sobre a Receita Anual Permitida (RAP) máxima de aproximadamente R$ 2,6 bilhões.

Os investimentos contratados serão de R$ 15,3 bilhões, para a construção de quase 6,2 mil quilômetros de linhas de transmissão e e subestações com capacidade de transformação de 400 MVA, localizados nos estados da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe.

As vencedoras foram Consórcio Gênesis (lote 1),Rialma (Lote 2), Cymi (Lote 3), Furnas (Lote 4), Engie (Lote 5), Celeo Redes Brasil (Lote 6), Isa Cteep (Lote 7), Consórcio Gênesis (Lote 8), Isa Cteep (Lote 9).

“A Aneel aprendeu muito ao longo dos leilões em relação a players não muito conhecidos que trouxeram dificuldade para a prestação de serviços, empresas consideradas inadimplentes, como a Brax Energy. Desde esse momento, a Aneel aprimorou os editais, incluiu exigências de que só poderá haver transferência de controle após a construção, a execução de garantias”
Sandoval Feitosa Neto, Diretor Geral da ANEEL

Tags : #leilão2023 #leilãoenergia